segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Aranhas: espécies

Elas causam pavor e fobia. Estamos falando das Aranhas, aqui no Brasil poucas oferecem riscos ao homem, mesmo assim todo cuidado é pouco. A picada deste animal pode causar envenenamento e eventualmente pode levar à morte, na maioria das vezes em crianças. Abaixo uma lista de 5 espécies comuns no Brasil e que oferecem riscos.

Aranha armadeira
Essa aranha produz um veneno poderoso e é muito comum em todo nosso país. Possuem uma coloração castanha ou cinza-escuro e tem pelinhos pela extensão de suas pernas. Não costumam fazer teias, são andarilhas e solitárias. São encontradas em locais escuros, especialmente entre a vegetação. (cachos de banana, por exemplo).


Aranha de grama
Possui cor acinzentada ou marrom, com pelos vermelhos perto dos ferrões e uma mancha escura em forma de flecha sobre o corpo. Atinge até 5 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 2 a 3 cm. Vivem em gramados e residências. Os acidentes são freqüentes, porém não são graves, não necessitando de tratamento com soro.

Caranguejeira
São aranhas grandes e peludas. Tudo isso é só tamanho, já que acidentes são muito raros e sem gravidade. Os pelos que recobrem seu corpo podem causar alergias. Esses pelos são liberados pela aranha defensivamente, raspando as patas em seu dorso. Animais pequenos, como cachorros e gatos podem morrer de asfixia se inalarem os pelos.



Viúva-Negra
Possui cor preta, com manchas vermelhas no abdômen e às vezes nas pernas. São aranhas pequenas: a fêmea tem de 2,5 a 3 cm (o corpo com 1 a 1,5 cm) e o macho é de 3 a 4 vezes menor. Vivem em teias que constroem sob vegetação rasteira, em arbustos, plantas de praia, barrancos, etc., em lugares escuros. São aracnídeos que podem viver aglomeradas em grupos, porém não são aranhas sociais.


Aranha marrom
Possui cor amarelada, sem manchas. Chega a atingir de 3 a 4 cm, incluindo as pernas. O corpo atinge de 1 a 2 cm. Os pelos são poucos, curtos, quase invisíveis. Essas aranhas vivem em teias irregulares, semelhantes a um lençol de algodão, construídas em tijolos, telhas, tocos de bambu, barrancos, cantos de parede, garagens, geralmente em lugares escuros. Não são agressivas e os acidentes são raros, porém geralmente graves.
Fonte | Victortrotamundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário